
Dom Giuliano Frigeni renunciou ao cargo de bispo de Parintins, aos 75 anos, idade prevista para aposentadoria para os que ocupam o cargo. Na madrugada desta quarta-feira, 6 de julho, Dom Giuliano que está na Itália há um mês, concedeu a entrevista exclusiva ao site AmEmPauta e Rádio Clube falando sobre o ato de renúncia, que faz parte do direito canônico. Ele completou 75 anos de idade, no 01 de julho.
Ele volta a Parintins dia 13 de julho a Parintins
Dom Giuliano está à frente da diocese de Parintins há 23 anos, mas já atua na Amazônia há 43 anos.
"Quem me escolheu foi o Papa João Paulo II e agora o Papa Francisco recebeu a minha obediência ao direito canônico e eu sei que ele já assinou a minha renúncia", disse.
Giuliano informou que já recebeu e-mail com uma série de perguntas sobre a Diocese de Parintins como questões geográficas, demográficas, número de padres, diocesanos, freiras.
Novo Bispo
Frigeni disse que o novo bispo de Parintins sairá de uma lista tríplice formada pela indicação de três padres ou poderá ser também um Bispo que possa deixar a sua Diocese para assumir a Diocese de Parintins.
"Esses três nomes serão enviados ao Papa que junto dos seus conselhos irá escolher, como normalmente faz", explicou.
"Eu irei tomar a minha decisão. Não somente de obedecer, mas como usar o meu tempo, minha vida. Claramente tenho a possibilidade de voltar pra Itália, para Casa dos Idosos aposentados, ou se tiver saúde, gostaria muito de continuar a trabalhar no Amazonas, isso não significa em Parintins, necessariamente", declarou.
O bispo de Parintins concedeu ainda uma entrevista ao Vatican News
Márcio Costa/AmEmPauta